Apesar da crise política que o país enfrenta, a estagnação econômica e o mercado de motocicletas praticamente parado, há um segmento que não para de crescer: o de scooters! As principais marcas já apostaram suas fichas nessa promissora fatia do mercado. Dafra (com a Citycom 300i, Maxsym 400 e Cityclass 200); Yamaha (com a Neo 125 e Nmax 160) e Honda (PCX 150, SH 300i e SH 150i) largaram na frente. Agora é a vez da Suzuki (com a marca Kymco) entrar nessa briga.
Com a Downtown 300i temos um scooter mais encorpado e elegante (serve como base para o Kawasaki J300 vendido na Europa). A frente é imponente, com dois conjuntos óticos verticalizados e cobertos por grandes lentes — piscas lá no alto, faróis no meio e os LEDs de circulação diurna mais embaixo.
O assoalho não é plano e tem aquela parte abaulada no meio. As pernas se encaixam nas laterais e os pés vão apoiados no interior do escudo, em posição parcialmente inclinada. Ali no meio há uma portinhola que dá acesso ao bocal do tanque. Sob o assento, o Downtown acomoda dois capacetes (um fechado e um aberto), além de miudezas.
O banco é mais sofazão e melhor em todos os aspectos: tamanho, maciez e desenho. Tem até um apoio lombar para o piloto. Na parte interna do escudo, há um porta-luvas de tamanho razoável com tomada 12 v. Ainda assim, o Downtown impressiona e tem um painel completo e bonito, que dá gosto de conferir toda hora.
Na hora de acelerar, as mudanças de trajetória são mais lentas. Isso se explica, em parte, por números: são 2,20 metros de comprimento, com entre-eixos de 1,55 m e 167 kg de peso. Isso não impede de usá-lo no trânsito do dia-a-dia, mesmo sendo mais indicado para passeios com a patroa e curtições em geral. Acelera bem, faz curvas com segurança, porém com possibilidades menos radicais, e freia melhor — além de ter ABS.
A grande vantagem do Downtown é mesmo, o conforto. A posição de pilotagem é mais agradável e transmite mais segurança, e o banco é melhor, permitindo que corpo fique mais relaxado. Já as suspensões são rígidas, mas com o banco macio, o torna mais cômodo. O motor é monocilíndrico com refrigeração líquida e diâmetro e curso que o tornam praticamente quadrado (72,7 mm por 72 mm). A cilindrada é de 298 cm³.
- Com 300cc e 29,7cv é a moto ideal para quem procura aceleração e torque abundante
- Transmissão automática tipo CVT
- Freio ABS nas duas rodas garantem o anti-travamento das rodas com perfeição
- Porta 12v para carregar seu celular
Com informações da Revista Auto Esporte (http://revistaautoesporte.globo.com/testes/noticia/2017/05/teste-kymco-people-gti-300i-e-downtown-300i.html)
KYMCO: A MAIOR MONTADORA DE SCOOTER DO TAIWAN
A Kymco é a líder de produção de vendas com mais de 40% do mercado de Taiwan.
Fundada em 1964, a Kymco era uma join venture com a Honda de 1982 à 2003, totalizando 21 anos de colaboração. A marca foi crescendo no mercado Taiwanês e hoje é líder por 14 anos consecutivos.
Atualmente, a Kymco está entre Top 3 das mais vendidas no mercado italiano e alemão, com aproximadamente 18% e 9% de participação, respectivamente. E a marca apareceu também com uma de suas principais motos, a People GT 300i se tornou em 2015, um dos modelos mais vendidos em sua categoria no mercado italiano.
O objetivo da Kymco, com relação a seu relacionamento com o cliente e a comercialização de suas motos no mercado brasileiro é fornecer os melhores serviços possíveis, que alcancem os clientes da melhor forma. Características reconhecidas mundialmente, pois a organização conquistou inúmeros prêmios de excelência em qualidade de produção e em seus processos corporativos. Partindo desse princípio atualmente a Kymco já conta com mais de R$6.000.000,00 em peças no Brasil, criando estoque disponível para melhor atender seus clientes, além disso, oferece garantia de 1 ano, sem limite de quilometragem.
A pilotagem perfeita para o guerreiro urbano, combina excelente desempenho em rodovias e ao mesmo tempo tem agilidade para pilotar em centros urbanos.
- Painel
Completo de fácil leitura com total elegância. Mantem o piloto informado com itens como indicador de seta, indicador de combustível e indicador de velocidade.
- Carregador 12v
Entrada 12v para carregar seu celular de fácil acesso localizada no porta luvas esquerdo.
- Flexível de freio metálico
Flexível de freio metálico que não há dilatação na frenagem.
- Freio ABS
Freios ABS dianterio de 260mm com pinça de 2 pistões e freio traseiro de 240mm com pinça de 2 pistões.
- Motor
Motor de alta performance com 298cc refrigerado a água e 29,7 cv a 8.000 rpm com torque de 3.07 kgf.m a 6.250 rpm.
- Porta capacetes embaixo do banco
Porta capacetes embaixo do banco para dois capacetes com capacidade de 34 litros.
- Trava anti-furto
Sistema de trava anti-furto 5 em 1.
TABELA DE ESPECIFICAÇÕES
Dimensões, peso e capacidade | |
Comprimento | 2205 mm |
Largura | 815 mm |
Altura | 1390 mm |
Distância entre eixos | 1553 mm |
Distância ao solo | 140 mm |
Altura do assento | 810 mm |
Altura do guidão | 1055 mm |
Altura da pedaleira | 295 mm |
Peso | |
Peso seco | 167 kg |
*MVOM | 179 kg |
Combustível | |
Tanque de CombustÍvel | 12.5 litros |
Óleo do motor | 1.5 litros |
Capacidade do porta capacete embaixo do banco | 34 Litros |
Consumo* | 30 km/l |
Motor | |
Tipo | 4 tempos, refrigeração liquida |
Número de cilindros | 1 cilindro na horizontal |
Diâmetro | 72.7 mm |
Curso | 72.0 mm |
Cilindrada | 298 cm³ |
Taxa de compressão | 10.8 ± 0.2 |
Sistema de lubrificação | carter úmido |
Sistema de partida | |
Sistema de partida | elétrica |
Alimentação | injeção eletrônica |
Tipo de ignição | eletrônica |
Potência e torque | |
Potência Máxima | 29,7 cv a 8.000 rpm |
Torque Máximo | 3,07 kgf.m a 6250 rpm |
Transmissão | |
Transmissão | automatica (CVT) |
Sistema de Transmissão | correia |
Suspensão | |
Suspensão dianteira | telescopia de amortecimento hidráulico, mola helicoidal |
Suspensão Traseira | balança articulada de dois amortecedores hidráulico, mola helicoidal |
Pneu | |
Pneu dianteiro | 120/80-14 M/C 58S sem câmara |
Pneu traseiro | 150/70-13 M/C 64S sem câmara |
Roda | |
Tamanho da roda dianteira | Aro 14, liga leve de alumínio |
Tamanho da roda traseira | Aro 13, liga leve de alumínio |
Freios | |
Freio Dianteiro | disco simples de Ø260mm, acionamento hidráulico, sistema ABS |
Freio Traseiro | disco simples de Ø240mm, acionamento hidráulico, sistema ABS |
Relação de marchas | |
Relação primária de marcha | 1.000 |
Relação secundaria de marcha | 2.220 – 0.720 |
Relação final de marcha | 5.700 |
*informações coletadas em laboratório em condições controladas e procedimentos normatizados. Qualquer motocicleta homologada no Promot 4.2 seguem o padrão WMTC
Com informações de KYMCO Motos do Brasil (https://kymcomotos.com.br/models/downtown-300i-abs/#conteudo_dinamico_5)