Aposentando as Luvas

Valentino Rossi| Fonte: Pinterest

O Início de uma lenda

Nascido em 1979 na cidade de Urbino, Valentino seguiu os passos do pai que na época era um piloto de motovelocidade, tendo o primeiro contato com as motos aos 2 anos de idade.

Ganhou alguns prêmios participando de competições com Minimotos antes de ingressar de vez na motovelocdade.

Na motovelocidade

Moto Cagiva Mito 125cc | Fonte: Pinterest

Alguns anos mais tarde, em 1993, Valentino resolve entrar no mundo das competições de motovelocidade, com uma Cagiva Mito 125C que acabara de ganhar, mas infelizmente a moto foi danificada logo na primeira corrida.

Isso não parou o jovem campeão, que terminou em 9° lugar na classificação geral do campeonato de 93.

No ano seguinte, o jovem piloto testa uma Cagiva Mito disponibilizada pela fábrica, e dessa vez consegue conquistar seu primeiro campeonato, adquirindo o título do campeonato italiano.

Em 1997 Valentino conquistou o campeonato mundial de 125CC com uma impressionante marca de 11 vitórias em 15 corridas.

No ano seguinte (1998) já subiu de nível, e passou para a categoria das 250CC com a Aprilia, se tornando o vice-campeão, e obteve o primeiro lugar no ano de 1999.

Nos anos 2000 o piloto foi contratado para correr na categoria principal  (que na época era a de 500CC antecessora da atual MotoGP) pela Honda.

Moto Honda NSR 500CC | Fonte: Pinterest

Como esperado, o ano de 2000 foi um  ótimo ano de aquecimento e adaptação a nova categoria, Rossi terminou em 2° lugar na classificação geral do campeonato. Se tornando campeão no ano seguinte, tendo 11 vitórias e 13 pódios de 16 corridas neste ano.

2002, o ano de criação da MotoGP, a maior competição de motovelocidade de todos os tempos, e também o ano mais complicado para todos os pilotos, motos bem mais potentes que as 500CC, vários pilotos tiveram dificuldade para se adaptar no começo. Rossi, no entanto, ganhou a primeira corrida da MotoGP que foi debaixo de chuva.

Moto Honda RC211V | Fonte: pt.motorcyclesports.net

Tendo uns dos melhores anos da sua carreira no que diz respeito a pontos, foram 11 vitórias e 15 pódios de 16 corridas totais, um título bem merecido.

Os próximos 18 anos  foram de muitas vitórias dentro da MotoGP, nosso piloto participou de 8 equipes, em sua maioria foram equipes satélites a Yamaha. 

A Aposentadoria

Coletiva de imprensa | Fonte: faz.net

Após 25 campeonatos, Rossi anuncia sua aposentadoria, segundo ele, o futuro dele seria decidido nas pistas, ano passado (2020) Rossi teve seu pior desempenho, ficando em 15° na classificação geral.

No dia  5 de agosto deste ano (2021), valentino declara sua aposentadoria em uma coletiva de imprensa antes do GP da Estíria, dizendo o seguinte:

Decidi parar no fim desta temporada. Infelizmente, esse será meu último ano como piloto da MotoGP. É difícil, um momento triste… Tenho feito isso pelos últimos 30 anos, então ano que vem minha vida será diferente. Mas foi incrível e me diverti bastante

Rossi participou de 25 campeonatos desde a estreia na categoria 125CC, em 25 campeonatos, Valentino Rossi foi 9 vezes campeão, e outros 9 campeonatos ele ficou em 2° ou 3° lugar.

Agora nos resta aguardar para ver como será seu último ano nas pistas.

Curiosidades

Valentino Rossi começou no mundo dos motores bem cedo, mas correndo de Kart, a mãe de Rossi tinha medo das corridas de motos, o pai (também piloto de Motovelocidade) concordou em iniciar o jovem piloto no mundo das 4 rodas, Rossi chegou a participar e vencer alguns campeonatos, e cogitou a Fórmula 1, mas se encantou pelo categoria das minimotos e entrou para a motovelocidade.

Rossi também participou de diversos eventos fora da motovelocidade, Rally’s e corridas de exibição de carros entre outros, um dos mais famosos foi o evento de “Good Wood Festival Of Speed” (um evento anual que anuncia tanto lançamentos quanto, exibições de veículos lendários, sejam eles de 2, 3 ou 4 rodas) em 2015, onde Valentino pilotou um dos mais icônicos carros que já venceu em Le Mans, o Mazda 787B.

Considerado o maior piloto de motovelocidade de todos os tempos, Rossi acumulou vários prêmios, dentre eles: o “Spirit of Sport” (Prêmio entregue ao desportista que fez grandes vitórias ou se destacou durante o ano além do esperado), Valentino Rossi recebeu esse prêmio após conquistar o 5° campeonato Seguido da MotoGp.

E o “Laureus Sports Awards” que seria uma espécie de “Bola de ouro” ou um “Oscar” para o mundo das corridas. Além de indicações ao “Desportista mundial do ano”

Lamentamos que esse seja o último ano desse grande piloto, mas tudo tem um início e um fim, e quase 30 anos de competição não é pouco tempo.

E aqui deixo uma pergunta, quem você acha que será o próximo grande astro da motovelocidade?
  

Deixe nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.