Como sua moto está respirando?

Já conferiu como está o filtro de ar da sua companheira de aventura?

Não?

Pelo bem dela acho bom verificar

O filtro é responsável por reter as impurezas do ar, permitindo que apenas as partículas de oxigênio ou similares adentrem a câmara de combustão.

Graças ao filtro, os motores podem trabalhar com a quantidade ideal de ar, e sem impurezas vindo da área externa.

Composição:

Os filtros são geralmente compostos por um material semelhante à borracha para dar sua forma externa (a forma de cada filtro varia de acordo com  caixa de ar do modelo ao qual ele foi concebido), e uma manta central que filtra o ar, geralmente de papel ou poliéster, ou espuma úmida, esses são os convencionais e mais baratos, filtros que devem ser trocados a uma determinada quilometragem imposta por cada fabricante.

Problemas por falta de manutenção

Como mencionado acima, essa peça é de extrema importância, caso sua manutenção não seja feita corretamente, ou não seja utilizado um filtro de óleo, sua moto pode literalmente parar de funcionar.  

Sintomas que sua moto dá quando o filtro de ar está muito sujo:

Aumento de consumo de combustível, seja por excesso de detritos na câmara de combustão (causados por falta de um filtro ou um filtro que perdeu a vedação).

Ou por falta de ar, se o filtro estiver muito sujo a ponto de impedir a entrada correta de ar para o motor.

Problemas na marcha lenta, caso o filtro esteja danificado ou com uma má vedação, o excesso de poluentes (tudo o que não for ar ou combustível) pode danificar as velas, e diminuir ou até inibir a capacidade de faísca, impedindo o motor de funcionar corretamente.

Outro problema da falta de manutenção no filtro de ar, é o desgaste precoce das peças internas, com o acúmulo de detritos no cilindro, a sujeira vira uma espécie de lixa, que danifica a camisa do pistão, e com o tempo desce para as bielas virabrequim, podendo causar o travamento do motor.

Mas não se assuste, leva muito tempo até chegar nesse ponto, e uma simples revisão no filtro de ar impede que todos esses problemas ocorram.

Filtro de ar novo / Filtro de ar velho

Filtro Laváveis

Existe também os filtros de alta qualidade, geralmente modelos esportivos, que no caso da K&N ( empresa reconhecida mundialmente pela qualidade) são compostos de mantas de algodão prensadas em uma grelha de alumínio, o Algodão recebe um tratamento especial com o óleo K&N para absorver o máximo possível de impurezas.



Os filtros K&N tem a vantagem de ser lavável, ou seja, ao invés de comprar um novo toda a vez que for fazer uma manutenção, basta lavar e o filtro estará novo, segundo a fabricante, um filtro pode suportar até 80.000 KM rodados sem fazer uma limpeza, mas o recomendado é que essa limpeza seja feita a cada 20.000 KM rodados.

“E quantas vezes pode lavar o filtro?”

Quantas quiser, a fabricante dá uma garantia até os 1.000.000 de Quilômetros rodados, sim, você leu certo, “um milhão de quilômetros”, o contrário de outros fabricantes, a K&N fabrica produtos de extrema durabilidade, com a ideia usar apenas 1 filtro em toda a vida útil do seu motor.

Sem dúvidas é a melhor opção do mercado, melhora a performance  e protege sua moto 

E aí, curtiu a dica?

Então verifique seu filtro de ar, se tiver precisando e um novo, corre aqui que nesse mês de novembro vai rolar uma super promoção na linha K&N.

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